quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A espada amiga... “mui amiga”



A esgrima (termo advindo do vocábulo germânico skirmjan “proteger”) é um esporte milenar. Em antiguíssimos templos Japoneses (1170 A.C.) já existiam adeptos dessa prática. Usada como forma de luta entre povos, também exercia o papel de entreter o público na Roma antiga. Ter habilidade para se proteger dos ataques da espada adversária, impedindo que esta tocasse qualquer parte do corpo, era o grande desafio para os praticantes dessa modalidade.
Davi demonstrou ter essa habilidade quando soube escapar por duas vezes da espada ensandecida de Saul, assim como um exímio lutador de esgrima. O Rei que até então tinha demonstrado um amor fraternal pela vida de Davi, num piscar de olhos, como um golpe de esgrima, mudou de opinião a respeito do jovem pastor de ovelhas, e diligentemente atirou a sua espada a fim de matá-lo. Que amigo!
Podemos nos deparar com situações como esta, em que “amigos” vão arremeter contra nós sem ao menos sermos avisados da investida. E pior do que isso- sem termos falhado contra quem quer que seja. Assim como aconteceu com Davi.
Nesse caso, vimos à proteção divina sendo dirigida à vida de Davi. Do mesmo modo, ele sabiamente fez aliança com quem de fato o amava e estava disposto a lutar em seu favor. O seu fiel amigo: Jônatas.
Finalmente, Deus sempre colocará “Jônatas” em nossas vidas, para nos ajudar a combater os “Saús” que porventura aparecerem com suas “lanças” tendo em seus corações o desígnio de nos causar mal. Bem como, nos capacitará com técnicas de defesa capazes de nos fazer esquivar das: espadas... "mui amigas".

Nenhum comentário: