segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Pensamento de uma estátua não dá liberdade



O sábio Salomão já dizia: “O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega e nada receberá”. Pv. 20:4- “Não ames o sono, para que não empobreças:abre os teus olhos e te fartará de pão”. Pv 20:13. No livro de Provérbios existem 17 citações a respeito do tema: Preguiça. Pense numa questão, se aquilo que a Bíblia aponta uma única vez, deve ser observado com extremo cuidado, imagina quando enfatiza um determinado tema por 17 citações?
Invariavelmente qualquer pessoa por mais ativa e empenhada que seja, não está livre de se relacionar com a “carinhosa”– preguiça. Há quem diga que um pouco de “preguicinha” não faz mal algum. Para esses “ estultos poetas” fica um recado: “... Um pouco de fermento leveda toda a massa.” I Cor 5:6.
A tendência natural do ser humano é buscar sempre o caminho que ofereça a menor resistência. Normalmente a equação que resulta na conquista de algum sonho, benção ou bem estar, deverá ter esforço tangenciando a zero. Infelizmente essa tem sido a maneira mais comum que as pessoas utilizam para resolver questões da vida cotidiana.
Uma das grandes dádivas de Deus para nós é a- capacidade de pensar. O pensamento é algo livre para todo ser humano. Nas mais fundamentalistas religiões, que através de um poder coercitivo, reprimem diversas atitudes por parte dos seus seguidores, o pensamento continua sendo livre. Em meio a nações imersas em ditaduras, quer religiosas, políticas, ou quaisquer inutilidades como estas, o poder do pensamento se mantém livre.
Com toda essa liberdade para pensar, como poderíamos definir a preguiça intelectual? É precisamente quando não somos diligentes na procura do conhecimento. De outra forma, é também quando nos tornamos negligentes, esperando dos outros as nossas próprias respostas. “Pensamento de uma estátua”.
Finalmente, para não agir como um “preguiçoso intelectual” (aquele que fica pensando como uma estátua) é necessário buscar fixamente na fonte e inteligentemente pensar com qualidade. A origem magna é a palavra de Deus. Nela estão contidas as repostas para todas as situações. Semelhantemente outras fontes, tais como: livros, revistas, jornais, internet, etc. São imprescindíveis para que se tenha um pensamento equilibrado, coerente e livre.
Cuidado com o que a estátua está pensando a seu respeito... Aliás, ela não pensa! Você é quem tem esse poder libertador.